segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dérbi vienense termina com sacolada do Austria Wien

Rapid Viena (de verde) sofre severa derrota dos rivais do Austria, por 3 a 0 (Bundesliga.at)
Por Felipe Portes

Com apenas dez times, a Bundesliga austríaca teve rodada interessante neste fim de semana. A peleja mais interessante e que chamou a atenção na jornada, foi o dérbi vienense entre Rapid-Austria Wien, no Gerhard Hanappi, casa dos alviverdes. 

O grande clássico do campeonato colocou um fragilizado Rapid frente o Austria, vice-líder do certame, atrás do Red Bull Salzburg. A equipe esverdeada esperava imprimir um estilo de jogo versátil, como na temporada passada, quando fez papel razoável na Liga Europa, mas foi surpreendida pelo poder de decisão dos rivais violetas. Logo aos quinze iniciais, Nacer Barazite inaugurou o marcador, numa falha defensiva que gerou tabela e boa conclusão na área dos alviverdes. 

Aos 52´, o mesmo Barazite arrumou bom passe na linha de fundo, rolou para Roland Linz, que achou Zlatko Junuzovic livre para fuzilar o indefeso guarda metas Helge Payer. 2-0. Para fechar a conta, aos 66´, Junuzovic mostra o ótimo trabalho em grupo e deixa Linz na cara do gol, só para finalizar. 3-0. O revés caseiro deixa os esverdeados na quarta posição da Bundesliga. 

A superioridade do lado violeta do clássico é outro aspecto a ser levado em conta. Em 156 duelos, o Austria  triunfou em 59 oportunidades, contra 48 do Rapid e 49 empates. 

No outro cotejo interessante da jornada, o Red Bull entrou em campo para encarar o Sturm Graz, atualmente brigando por uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Red Bull Arena, em Salzburg, os líderes do campeonato ficaram apenas no empate contra os alvinegros, atuais campeões do Austriacão. O 1-1 teve sabor de derrota para o Sturm, que estava vencendo até os 89´, com gol de Roland Kienast. No penúltimo minuto, no apagar das luzes, Roland Wallner deu números iguais ao embate.

A liderança dos taurinos tem a diferença de um ponto para o Austria, após o encerramento da rodada 5. A surpresa fica por conta do Trenkwalder Admira, com 10 pontos somados. Lá embaixo, a coisa começa de um jeito complicado para o Mattersburg, somando apenas 2 em cinco jogos e único integrante da zona de descenso da Bundesliga.

Resultados
Wacker Innsbruck 2-2 Trenkwalder Admira
Kapfenberger 0-2 Wiener Neustadt 
Mattersburg 2-3 Ried
Rapid 0-3 Austria Wien
Red Bull Salzburg 1-1 Sturm Graz

Nenhum comentário: