quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Intervalo: Nação Castolo

Castolo, lenda absoluta dos videogames de futebol (Corazón Blanco)
Por Felipe Portes

Todo moleque ou até mesmo adulto que joga futebol no videogame, deve ter ouvido falar ou jogado sequer uma única vez com Castolo. Não sabe de quem estou falando? Shame on you! Vou explicar. Os fãs de Winning Eleven, agora conhecido como Pro Evolution Soccer estão habituados com este nome desde os primórdios, mais precisamente desde o WE4, lançado em 1999 para Playstation e com muitas adaptações (entenda hacks) de Campeonato Brasileiro, Argentino, Peruano, Liga dos Campeões, whatever.

Nesta edição do querido joguete, foi incorporado um modo chamado Master League, onde o jogador poderia escolher um time, mas sem seus jogadores originais e sim uma equipe de desconhecidos como Ivanov, Cellini, Hespimas, Miranda, Barrota e Castoro. Tremendamente pernas de pau, os jogadores eram intencionalmente de baixo nível para aumentar o desafio do pobre garoto que tentasse subir de divisão ou vencer a liga.

Começando com este plantel esquisito, você acumulava pontos de acordo com seus resultados e podia contratar atletas com mais renome ou qualidade. Contudo, o MITO envolvendo os cabeças de bagre originais crescia a cada edição nova lançada pela Konami. Saltando de plataforma do PS1 para o PS2, vimos uma pequena mudança no esquadrão default. Os nomes iam transmutando aos poucos. Castoro virou Castolo, Miranda virou Minanda, Hespimas agora era Espinas e o pobre Barrota terminou como Ordaz. Entre outras alterações, alguns atletas foram criados e outros deletados. Foi o caso de Cellini, ou Celnili. Nem isso foi capaz de diminuir o amor dos fanáticos jogadores pelo modo.

O grande salto veio no WE8/PES4, onde você poderia criar um time completamente novo, utilizando-se destes paspalhões. Variam muito os depoimentos de pessoas que iam até o fim (entenda ultrapassar a marca de vinte anos de jogo na ML) com Castolo and the Wailers. É nesse universo que nosso texto aborda. A mitificação do ruim, do controverso. Quem é fã de Winning Eleven, certamente terá uma opinião formada sobre os DEFAULTS. Da minha parte, devo dizer que aprecio o futebol de Ivarov, Valeny e Jaric. Ximelez me parece lento, Espinas cansa rápido e Castolo é o herói inesperado. Quase um Chapolin Colorado. 

Valeny, o Odvan dos fanáticos por WE/PES em time criado por internauta (Forum PESfan)
São muitos os times criados e a fantasia que gira em torno do modo Master League é algo que só o futebol poderia proporcionar. É como se o seu time da rua pudesse encarar um Barcelona, um Milan. Este que vos escreve de fato possui um time "da rua" no jogo. O Unidos United já tem quase seis anos de história e coleciona histórias engraçadas (fruto de uma mente criativa e insana), tema para outro texto. 

Para todo grande time que vira emergente no futebol virtual, é preciso que haja um Castolo, um Valeny, um Ordaz, um Minanda ou até um Ruskin. Começar daí é uma prova de que você não tem medo dos grandes desafios, das grandes partidas ou até de frustrações que o jogo possa trazer, como o rebaixamento ou a permanência em divisões inferiores. 

Mais uma de Castolo, o "Romário dos oprimidos"
Quem de vocês já não marcou um golaço de bicicleta, de cobertura, de voleio, com o Castolo? Quantos não vibraram e pularam ao fazer um gol de falta numa cobrança sem expectativas de Minanda? (Parecido com Figo, o meia português é marrento e talentoso, mas sofre do mal do chinelinho) Quem nunca chamou Ivarov de frangueiro, Stremer de lento e Ordaz de pipoqueiro? Para cada jogador, uma história diferente, um título inacreditável e sobretudo, um título ou proeza memorável.

Inserido no folclore dos videogames e suas fábulas, tudo indica que Castolo e seus colegas ainda terão carreira longa a traçar nos cada vez mais impressionantes títulos da Konami, seja em japonês ou em inglês. Se você é da Nação Castolo, junte-se a nós. Se ainda não é, não perca mais tempo e jogue algumas horinhas fora descobrindo o charme da Master League. Com o Unidos United, Barcelona ou Zenit St. Petersburg, teste sua habilidade ao iniciar com o plantel default. Entretanto, esteja preparado para xingar um pouco. 

Comente e compartilhe alguma história das suas jogatinas!