![]() |
É Otelul na Liga dos Campeões, amiiigo! Haaaaaja coração! |
Pela primeira vez em 46 anos de história, o Otelul Galati é campeão romeno. A briga pelo título passou longe da capital: os principais concorrentes do vencedor inédito foram o Timisoara e o Vaslui. Os grandes ficaram fora até da Liga dos Campeões, com Rapid, Steaua e Dinamo terminando abaixo do trio acima - respectivamente, em quarto, quinto e sexto. Desde a temporada 2006-07, o campeonato romeno é vencido por equipes de fora de Bucareste. O Cluj, defensor do título, fez campanha irregular e terminou apenas na décima posição.
O clube de Galati, cidade portuária de 290 mil habitantes às margens do Danúbio, é conhecido como otelarii, os "trabalhadores do aço", numa tradução livre (otel quer dizer "aço" em romeno, enquanto otelul seria algo equivalente ao inglês steelers). Treinada por Dorinel Munteanu, ex-volante da Romênia nas Copas de 94 e 98, a equipe não teve a defesa menos vazada, tampouco o ataque mais positivo. Individualidades também não apareceram. Os oito gols marcados pelo atacante Marius Pena não permitiram que o goleador do Otelul no campeonato sequer chegasse perto da disputa pela artilharia.
Porém, o Otelul Galati se destacou pela regularidade, sendo o time que mais venceu e menos empatou. Mesmo perdendo seis vezes (o vice Timisoara perdeu apenas duas), o baixo número de empates (sete contra quinze) fez a diferença na tabela e rendeu aos homens de aço uma vantagem de quatro pontos em relação ao segundo colocado.
Apesar de freqüentar assiduamente a primeira divisão local desde 1986 e se classificar algumas vezes para edições recentes da agora Liga Europa, o Otelul jamais disputou o título. Três quartos lugares (o último deles em 1998) eram os resultados mais significativos da equipe até então, que também foi vice da Copa da Romênia em 2004, perdendo a final para o Dinamo Bucaresti. Vale lembrar que de acordo com o ranking de coeficientes da UEFA, responsável por distribuir as vagas nas competições européias, o campeão da Romênia terá direito a um lugar na fase de grupos da próxima Champions League ao lado de outros campeões que já estão lá, como Barcelona, Milan e Manchester United.
Embora apenas estréie no principal torneio interclubes europeu, o Otelul já tem história continental para contar. Em 1988, num jogo da então Copa da UEFA, os romenos venceram a gigante Juventus por 1-0. Entretanto, no jogo de volta em Turim, a Vecchia Signora massacrou por maiúsculos 5-0, seguindo seu caminho na competição até parar no Napoli de Diego Armando Maradona e Careca, futuro campeão. Apesar da goleada posterior, o resultado ainda é considerado histórico pelo clube.
Curiosidade: apesar do vice, o Timisoara foi automaticamente rebaixado para a terceira divisão, graças ao acumulo de dívidas que não permitiram ao time conseguir a licença necessária para continuar na Liga I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário