quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Aquela camisa: Manchester United 1990

Foto: Old Football shirts
O primeiro título de Sir Alex Ferguson no Manchester United veio quase quatro anos depois da chegada do escocês a Old Trafford. Em maio de 1990, os Red Devils levantaram o título da FA Cup ao derrotarem o Crystal Palace por 1 a 0.

Quem jogava lá?
Ainda com certa limitação a estrangeiros, o United enfrentou o Palace com onze britânicos. Oito ingleses entraram em campo naquele dia 17 de maio, pela partida de volta da FA Cup. Os principais destaques eram o capitão Bryan Robson, o meia Paul Ince, o zagueiro Gary Pallister e o atacante galês Mark Hughes.

Como foi a temporada?
Foi o primeiro título de Alex Ferguson à frente do United. Ele que enfrentou duras críticas pelo trabalho que não rendia nos anos anteriores, começou a partir daquela temporada e 1989-90 a construir o imenso respeito que desfruta hoje como o maior técnico que passou pelo banco do clube. 

No Campeonato inglês, ainda conhecido como Football League, os Red Devils foram mal, muito mal. A 13ª colocação com 48 pontos, quase terminou com rebaixamento. A margem que o United teve em relação ao primeiro rebaixado, o Sheffield Wednesday, foi de cinco pontos. Quem levou o caneco foi o Liverpool de Kenny Dalglish, jogador-treinador que teve sua última temporada como atleta.

Pela FA Cup, o título veio como já dissemos, em cima do Crystal Palace. Na partida de ida, empate em 3 a 3, com direito a prorrogação. Como a regra ainda não incluía disputa por pênaltis, os adversários tiveram de disputar um replay. Vencido pelo United por 1 a 0, gol do lateral-esquerdo Lee Martin.

Foto: Erojkit
Fabricante e curiosidades
A camisa usada pelo Man United de 1990 a 92 era feita pela Adidas. Eram três uniformes: o tradicional em vermelho/branco/preto, o branco e o azul. O desenho não tinha nada inovador ou com a cara irreverente que marcou os anos 90. Para a temporada de 1991-92, você deve se lembrar da horrível camisa azul e branca do United com estampas de estrelinhas. Não se recorda? Então clique aqui. 

A Adidas fez os uniformes dos Red Devils até 1992, quando foi substituída pela Umbro. Acreditamos que essa camisa branca/azul xexelenta foi a gota d'água para os dirigentes do clube.

Felipe Portes ainda é estudante de jornalismo, tem 23 anos e é o dono e criador da Total Football

"O futebol na minha vida é questão de fantasia, de imaginário. Fosse uma ciência exata, seria apenas praticado por robôs. Nunca fui bom em cálculos e fórmulas, o lado humano me fascina muito mais do que o favoritismo e as vitórias consideradas certas. Surpresas são mais saborosas do que hegemonias.

No twitter, @portesovic.

Nenhum comentário: