quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bugados: Minanda

Foto: PES.neoseeker
Felipe Portes, @portesovic
De São Paulo-SP

Bem, vocês estão acostumados a ler posts sobre jogadores que são gênios no videogame, mas que na vida real poderiam aposentar sem que ninguém notasse. O caso de hoje (e que abre precedente para mais companheiros virtuais) é o de Minanda, meia-atacante idolatrado por uns e odiado por outros.

Quem joga Winning Eleven/Pro Evolution Soccer sabe que o portuga tem a 10 na Master Liga e que também já está velho e logo anuncia sua retirada do esporte. Geralmente começando com 36 ou 37 anos. Também conhecido como Miranda em edições anteriores ao PES 6, o meia tem vocação para ser gênio e pereba. Oscilando muito nas suas atuações, pode protagonizar lindas jogadas de habilidade e precisão, tal como pode ficar completamente cozido em campo e não entrar em divididas como desejado.

A partir da versão 2008 passou a ter um rosto específico, não aqueles defaults que o jogo oferece. Ganhou também um cabelo único e se você olhar bem, vai notar uma semelhança com Luís Figo. É justo dizer que Minanda foi inspirado no atleta que teve passagens por Sporting, Barcelona, Real e Inter, ainda que tenha de ser feita a ressalva de que ele é uma cópia mal feita. 

Exímio cobrador de faltas e bom passador, pode facilmente ocupar o meio campo de uma equipe original (entenda ao lado de Ivarov, Jaric, Ruskin, Castolo, Espimas) na Master Liga. Todavia, seu estilo cretino pode prejudicar a campanha, sendo ideal ter um nome mais eficiente. Tente até mesmo Zeneli ou Hetemaj, que nunca custam caro. 

Alguém conseguiu fazer Minanda vingar no Arsenal
Já na metade de sua primeira temporada, pode ser extremamente preguiçoso e displicente. Efeitos de sua idade avançada. Alguns colegas dirão que já ganharam campeonatos por sua causa, outros dirão que levaram surras históricas também. O mito sobre o ancião luso difere de acordo com a região. 

No twitter, a discussão foi ampla (mentira). A audiência da TF comentou sobre o atleta, que causa divergências sobre seu potencial. Guilherme Dorneles, o homem hoje, @guidorneles comentou: "Completo. Só não é melhor que Henry Guilmer, holandês do FIFA, meu jogador favorito". Cristian Lorenz, @dudulorenz adotou uma linha saudosista: "Só perdia para Castolo na matéria de gênio". 

Outros exaltam sem hesitar o talento de Minanda, como Luiz Felipe, @luuizfelipe94, que frisa "MINANDEUS".  Felipe Ferreira, @felipepf13 (integrante da equipe aqui do blog) acrescenta que "Era um Túlio Maravilha do WE. Mesmo velho, liderava o time e era peça fundamental da equipe. Um verdadeiro mito!". Demais usuários da rede social tentaram avacalhar a pesquisa, sem sucesso (e que vão para aquele lugar).

Por fim, é possível concluir que o rapaz tem sim muito carisma e é querido pelos fãs da franquia da Konami. Para este que vos fala, um homem de lampejos e durante a maioria do tempo, vagaroso e pouco prestativo.





Nenhum comentário: