segunda-feira, 16 de abril de 2012

TF História: Um gol contra letal

Ivo Ivanov chora com a eliminação do Levski na Liga Europa: que ocasião
inesperada, meu caro colega búlgaro! (Reuters)
Felipe Portes, @portesovic
De São Paulo-SP

Poucos gols contra são tão lembrados quanto o de Andrés Escobar em 1994, o de Oséas no clássico entre Palmeiras x Corinthians em 1999. Certamente os amigos leitores darão outros exemplos nos comentários, mas fato é que nenhum deles foi um recorde ou tão bizarro quanto a situação desta TF História em particular.

Era a noite de 4 de novembro de 2010, partida de Liga Europa, coisa e tal. Se enfrentavam no Georgi Asparuhov em Sofia Levski e Lille. Quarta rodada da chave C que tinha além destes rivais o Sporting e Gent. Pois bem, ninguém sabia que aquele duelo em especial definiria muita coisa nos classificados para a próxima fase. Ao fim deste round, avançaram Sporting e Lille, com 12 e oito pontos, respectivamente.

Garra Dembelé abriu o placar para os búlgaros aos 11 iniciais. Túlio de Melo daria números iguais aos 35 e o empate permaneceria até que Vladimir Gadzhev, aos 82', reviver as esperanças dos torcedores do Levski. A euforia tomou conta das arquibancadas locais e os adeptos foram à loucura com a possibilidade de ver o seu amado time entre os 32 melhores do certame europeu.

Restando dois minutos para o apito final, o treinador Yasen Petrov mexeu na formação. Tirou o meia macedônio Dario Tasevski, para fechar o sistema defensivo com o beque Ivo Ivanov. O grandalhão entrou e foi logo correndo para a sua área, afim de ajudar na marcação, os franceses tinham uma falta para cobrar na faixa de 35m. 

Momento da proeza de Ivanov (AP)
Com a mesma empolgação que adentrou o relvado, o zagueiro subiu na bola mais alto que os adversários e conseguiu tocar de cabeça. No entanto, o que era para ser um alívio para a retaguarda azul, se tornou um pesadelo. A pelota foi direto no gol de Kiril Akalski, que nada conseguiu fazer para evitar o desastre. Em 18 segundos Ivanov entrou e marcou contra seu próprio time, para o desespero dos companheiros na lateral que  custavam a acreditar no acontecido.

Desolado, Ivo se atirou ao chão e ficou durante os minutos finais buscando uma explicação para tamanho azar (ou incompetência). O resultado final frustrou toda e qualquer expectativa de classificação, que seria completamente descartada duas rodadas depois, mesmo com a vitória de 1-0 sobre o Sporting no mesmo estádio Georgi Asparuhov, desta vez com Ivanov entre os onze iniciais. Apenas para enfatizar o tamanho do prejuízo, o Lille passou com um ponto a mais que o Levski. 

"Não tenho nenhuma explicação. A bola simplesmente bateu na minha cabeça e entrou. Foi doloroso ver que isso aconteceu. Este foi o pior momento da minha vida", comentou o pobre Ivo, que ainda joga pela agremiação azulada de Sofia. E sim, este foi o gol contra mais rápido da história, marcado no intervalo de 18 segundos entre o ingresso do atleta ao gramado até o gol. Incrível façanha.

Nota do editor: Infelizmente o vídeo com o lance foi deletado e nem na UEFA consta. O acesso aos lances da partida está limitado para quem é cadastrado no site da federação. De qualquer forma, fica o registro.
Atualização às 22:11 - O colega @a_esportivo, Alexandre Perin encontrou um link com o vídeo dos melhores momentos da partida entre Levski - Lille, incluindo o último gol contra em questão. Pode ser visto aqui >> http://eurorivals.net/levski-sofia:lille-highlights-goals-video_20101104.html

Nenhum comentário: